A manutenção do seu carro é fundamental para que você consiga circular com o veículo em segurança. Além da revisão nos prazos recomendados e dos cuidados ao andar com o automóvel, separamos aqui seis dicas para evitar problemas em seu veículo:
Pneus e rodas
Procure usar pneus sempre nas proporções indicadas pela montadora do veículo. Fazer o rodízio, alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km rodados aumenta a vida útil dos pneus, assim como calibrar eles 15 dias antes de realizar uma viagem.
Freios
No que diz respeito a freios, dois aspectos devem ser monitorados: fluído do freio, com a troca sendo realizada a cada dois anos ou conforme recomendação do fabricante; e troca de pastilhas, para medir a espessura dos discos de freio.
Óleo do motor
O nível do óleo deve ser verificado com frequência, a cada 7 ou 15 dias. A verificação pode ser feita em casa, bastando retirar a vareta do óleo em piso nivelado e limpá-la com um papel ou pano. Logo em seguida, insira ela novamente. A marca do óleo deve estar entre “min” e “max” nas marcações da vareta.
Filtro
Filtros de ar sujos podem prejudicar o desempenho do veículo, aumentando o consumo de combustível. Recomenda-se que a troca seja feita a cada 7.000 km. Já para os filtros de combustível a recomendação é trocar a cada 7.000 km, ou 10.000km em veículos movidos a álcool.
Bateria
Em termos de bateria, é interessante verificar sempre se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos da bateria. Também é indicado conferir as condições de funcionamento do sistema de carga e partida, bateria e alternador, ao menos, uma vez por ano.
Pensou em adquirir seu veículo próprio? Faça uma simulação em nosso site e inicie hoje mesmo o consórcio do seu carro: https://hsconsorcios.com.br/simulador