O mês de novembro é mundialmente conhecido como um período de grandes descontos em diversos países do mundo, devido a Black Friday. O Brasil adotou a data – que originalmente foi criada nos Estados Unidos, em 2010, e desde o início foi um grande sucesso.
Com a data chegando, a mão que passa o cartão chega a tremer, né? Bate aquela vontade de fazer muitas compras, inclusive aquelas que você não precisa. Mas vai com calma, verifique o planejamento financeiro para decidir se vale mesmo a pena, ou não, gastar um dinheiro que você pode ser investido no seu futuro.
Confira as dicas para não se endividar.
A primeira decisão que você deve tomar é se realmente precisa comprar alguma coisa. Em muitos casos, nos planejamos para trocar celular ou algum eletrodoméstico que não atende mais às necessidades. E nestes casos está tudo bem, desde que você tenha planejado.
-
Primeiro passo: planejamento financeiro
Não adianta nada querer e precisar, se, para comprar você vai ter que fazer uma dívida que pode atrapalhar outros planos. Organize seus gastos por grupos, separando-os por semelhança, por exemplo: lazer, alimentação e investimentos. A partir dessa divisão, é possível localizar gastos desnecessários e comportamentos viciosos que podem ser cortados. O ideal, segundo diversos economistas, é direcionar 50% da renda para gastos essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% para despesas relacionadas a estilo de vida. Portanto, na hora de fazer novas contas, é nestes 35% que você deve verificar se há orçamento para o gasto.
-
Planejamento da compra
Por outro lado, se você planejou a compra por mais tempo, parabéns! Juntar dinheiro por um determinado período e aproveitar a Black Friday para comprar garantindo um bom desconto, é o cenário ideal. Assim, você paga à vista, não gera dívidas e ainda tem o seu item novo do jeitinho que estava sonhando.
-
Fique de olho nos preços
Seja qual for o seu objetivo, acompanhe o preço do objeto que deseja comprar por pelo menos 6 meses. Assim, na hora de comprar você vai saber se está de fato economizando, verificando diferentes lojas e evitando que caia nas promoções de “metade do dobro do preço”, quando as lojas sobem o preço um tempo antes e depois aplicam promoções de 50%.
-
Atenção ao cartão de crédito
Se nos seus planos cabem o parcelamento no cartão de crédito, esteja atento às condições. Além do cartão passar uma falsa sensação de poder de compra, não saia do plano na hora de escolher. Já na hora de pagar, verifique se as condições da loja da sua escolha incluem a ausência de juros. Se à vista o desconto for ainda maior, faça um esforço para escolher esta opção.
Se você tiver alguma outra dica para aproveitar os descontos compartilhe conosco!