Comprar o primeiro carro é uma grande realização para muitas pessoas. Em especial porque ao fazer 18 anos, muitos jovens já começam a planejar e pesquisar formas de realizar. A compra além de ser uma grande responsabilidade, pode vir acompanhada de muitas dúvidas e incertezas acerca da escolha do veículo, o que faz parte do processo natural de uma primeira compra como esta.
Se você está perdido sobre quais pontos deve considerar, não se preocupe! Aqui vamos detalhar os principais fatores deste objeto que pode ser considerado não apenas como um sinônimo de liberdade, mas também de independência financeira.
-
Defina o valor que pode investir
Para concretizar a compra do seu primeiro veículo, primeiramente você deve definir o quanto pode gastar, para a partir disso, definir se você vai comprar um carro novo, seminovo ou usado. Assim, é importante que o seu planejamento financeiro esteja em dia, avaliando quanto você ganha, quais os seus gastos mensais e o quanto você pode investir mensalmente com segurança.
-
Contabilize todos os gastos que pode ter com o veículo
Além do valor mensal do veículo, é muito importante considerar também gastos com seguro, manutenção, IPVA, combustível e demais valores que podem ser pagos. Mesmo que você compre um carro novo, em período definido pela concessionária, é necessário fazer as revisões da garantia. Em caso de comprar um carro usado, é necessário em um primeiro momento fazer uma revisão mecânica do carro para saber se será necessário trocar alguma peça. Além disso, é importante considerar um valor mensal que seja capaz de cobrir gastos imprevistos. Assim você evita surpresas desagradáveis e consegue manter o seu carro de forma mais tranquila.
-
Pesquise opções de veículos
Agora que você já sabe o quanto pode investir, é hora de começar a pesquisar no mercado quais modelos de veículo se encaixam no valor e nas suas necessidades. Pesquise os veículos nos sites das montadoras para iniciar a sua busca. Lá você encontra inúmeras informações sobre opcionais, potência, consumo, entre outros. Existem ainda sites e blogs especializados que fazem avaliações de carros destacando pontos positivos e negativos. A partir disso, pesquise em sites de concessionárias os veículos disponíveis e seus respectivos valores e opcionais. Seja para compra de um veículo novo ou usado, a pesquisa prévia ajuda muito na tomada de decisão.
-
Leve o carro em um mecânico de confiança
Caso opte pela compra de um veículo usado, verifique junto a concessionária a opção de levar o veículo até uma mecânica de confiança para um check up completo do estado do veículo. Por lá eles conseguem verificar o estado da parte inferior do carro, além velas, bateria, freios e demais partes mecânicas. Este processo é muito importante para saber o estado real do veículo que vai além da parte estética. Em alguns casos os veículos foram bem cuidados por fora, mas não passaram corretamente pelas manutenções periódicas e isso pode significar um prejuízo futuro para você.
-
Faça um Test Drive
É de suma importância que você faça um teste de dirigibilidade no carro. O alto custo envolvido na compra deve ser considerado para que você faça todas as verificações possíveis no carro. Ao dirigi-lo você pode se assegurar de que o carro atende as suas necessidades e expectativas quanto ao conforto, potência e segurança, itens que só são possíveis ver de fato se você estiver atrás do volante. Assim você fecha a compra com a certeza de esta fazendo a escolha certa.
-
Escolha o consórcio para adquirir o seu carro
Algo que vai fazer toda a diferença para a compra do seu primeiro carro, é a forma de pagamento. O consórcio é uma excelente opção financeira que traz inúmeros benefícios para realizar a primeira compra de um carro. Com ele você não paga juros, nem taxa de adesão e pode parcelar 100% do valor do veículo por prazos estendidos. Além disso, pode negociar a compra do carro pelo valor à vista, podendo conseguir ainda um desconto. Outra vantagem com a HS Consórcios é o pagamento de metade da parcela até a contemplação, assim você pode criar uma reserva financeira até ser contemplado com sua carta de crédito. Com outras opções como o financiamento, é importante que você tenha ao menos 30% do valor do veículo para dar entrada já que os juros são altos e podem chegar a dobrar o valor do veículo até o fim do pagamento.
Esclareceu todas as dúvidas? Faça uma simulação em nosso site e comece a planejar a compra do seu primeiro veículo agora mesmo!