Atrasei minha prestação. Quais são minhas opções agora?

A casa própria é o sonho da maioria das pessoas, mas eventuais problemas financeiros podem atrapalhar a concretização desse objetivo de vida. Confira nossas dicas e veja como retomar a sua rotina de pagamentos do consórcio.

Ninguém está livre de imprevistos. Ao ter dificuldades com a prestação mensal, o mais indicado é procurar sua administradora e relatar a situação. Tente negociar a melhor forma de quitar as parcelas inadimplentes. Caso você perceba que não terá mais condições de pagar o valor mensal, ao invés de desistir do consórcio, você pode optar por baixar o valor da carta, o que consequentemente vai diminuir a prestação.

É importante ressaltar que o funcionamento do consórcio depende do grupo, que basicamente junta dinheiro em conjunto com o objetivo de adquirir um bem. Por isso, o pagamento em dia é tão importante, mesmo que você ainda não tenha sido contemplado.

Quem está com o pagamento atrasado está sujeito a perda dos direitos perante o consórcio, sendo que as regras podem mudar de acordo com a sua administradora:

  • Não poderá participar do sorteio ou dar lances;
  • Juros de 1% ao mês e multa de 2% sobre as parcelas não pagas;
  • Se a carta já está contemplada, mas ainda não tiver sido usada, a contemplação pode ser cancelada pela administradora;
  • Se já tiver adquirido o bem, pode perder as garantias executadas pela administradora, já que o bem permanece alienado até a quitação do consórcio;
  • Se a sua carta ainda não foi contemplada, você pode ser excluído do grupo, conforme estabelecido em contrato.

Mas, e porque eu que pago minha prestação em dia não corro riscos com o não pagamento da prestação dos outros?

O consórcio possui um Fundo de Reservas, que é a garantia da saúde financeira do grupo. É um valor pago na parcela que serve como cobertura a uma possível insuficiência de receita, em casos de inadimplência, após terem se esgotado as possibilidades de negociação, desistência ou insuficiência de receita na contemplação em assembleia.

O mais importante é relatar o problema com antecedência a administradora. Se as contas não fecharam no início do mês, fale com o seu corretor para tentar um acordo, ou estudar as melhores opções para resolver este problema. O mais importante é continuar em busca dos seus sonhos adequando sempre a sua realidade financeira.

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