Para conquistar os seus objetivos é preciso saber exatamente para onde vai o dinheiro, e é aí que entra o planejamento financeiro. Ele é importante para entender os seus gastos e criar estratégias para alcançar os seus sonhos, não importa o tamanho deles.
O planejamento financeiro é o melhor passo para conquistar um futuro mais tranquilo para você e as pessoas a quem ama. Você pode estabelecer objetivos de curto e longo prazo com os investimentos certos para o crescimento do seu patrimônio.
Começando um planejamento financeiro
Gerenciar as suas finanças pessoais ou familiares sem um planejamento, é o mesmo que dirigir em uma estrada com os olhos vendados. É uma tarefa muito perigosa! A pandemia aumentou o desemprego e muitas famílias tiveram que optar por manter o emprego de um dos cônjuges para que o outro pudesse ficar em casa com os filhos. Este ano causou uma reviravolta muito grande nas finanças de grande parte das pessoas, mostrando, mais uma vez, a importância de ter um planejamento e uma reserva financeira.
Mantenha o controle do que você recebe, do quanto você gasta e do valor que pode ou está disposto a investir mensalmente. Avalie a sua renda mensal e primeiramente se pergunte: o valor que eu ganho é o bastante? Nesta etapa você pode avaliar se ganha e acordo com o trabalho que desempenha para avaliar uma possível troca de emprego. Se este não é o seu caso, você pode ainda avaliar formas de adquirir uma renda extra. Isso tudo vai depender de suas habilidades, formação e ideais profissionais.
A segunda opção é cortar custos, e apesar de pensar que pode ser difícil, sempre é possível manter um padrão de vida, mesmo que você troque algumas atividades por outras de menor valor, é apenas uma questão de equilíbrio. É nesta etapa que você começa a encontrar soluções para guardar dinheiro e encontrar a tão sonhada estabilidade financeira.
Esteja atento aos seguintes passos:
-
Agrupe ganhos e custos;
-
Avalie suas dívidas buscando possíveis negociações;
-
Minimize gastos e aumente os ganhos;
-
Guarde dinheiro;
-
Defina objetivos a curto, médio e longo prazo;
-
Invista o dinheiro conforme os seus planos.
-
Separe suas despesas fixas das variáveis
É de suma importância que você saiba exatamente qual o seu custo mensal fixo como aluguel, combustível, alimentação, gás e outros. As despesas variáveis são aquelas que você não tem como prever o custo exato, mas elas podem estar relacionadas a lazer ou a imprevistos com a manutenção do veículo, por exemplo. As despesas variáveis também são importantes e para que você não extrapole, deve prever um teto máximo para este gasto, de forma que ele caiba no orçamento sem pesar.
Falando em proporção, pense na regra do 50-30-20. A regra serve como base para controlar as suas finanças, prevendo que 50% dos seus gastos são destinados às despesas fixas, 30% aos gastos variáveis e 20% deve ser destinado a investimentos.
-
Prefira pagamentos à vista
O cartão de crédito é uma excelente opção se você souber usá-lo. No entanto, ter o compromisso consigo mesmo de pagar as contas à vista pode evitar gastos em momentos inoportunos e ainda pode render bons descontos. Pechinchar nos pagamentos à vista é algo que deve entrar na sua rotina, para economizar sempre que possível. Caso você opte pelo uso do cartão de crédito, mantenha sempre o controle dos gastos. Os aplicativos dos bancos são excelentes ferramentas para manter os gastos controlados, caso você opte por este meio de pagamento.
-
Organize os seus objetivos
Trocar de carro, sair do aluguel, seja qual for o objetivo, eles devem estar divididos a curto, médio e longo prazo. Os de curto prazo devem respeitar um tempo limite de 6 meses, e é aí que entram o pagamento de dívidas. Já os de médio e longo prazo serão superiores a 12 meses e podem ser desde o planejamento de uma viagem, até a compra de uma casa ou o pagamento de uma faculdade. Tenha isso bem definido para traçar um plano e alcançá-los.
-
Pratique a educação financeira
Caso o seu planejamento seja familiar, mostre a todos os objetivos pelos quais estarão abrindo mão de pequenas coisas no dia a dia. Estabeleça metas realistas e vá mostrando aos seus familiares que a conquista será gradativa e trará bons frutos a todos no futuro. Crianças conscientes tendem a se tornar adultos mais responsáveis, e quanto mais cedo elas começarem a lidar com questões financeiras, melhor será para elas no futuro.
Gostou das dicas? O consórcio é uma das melhores formas de colocar o seu planejamento financeiro em prática e investir nos seus objetivos! Com a HS Consórcios você não precisa dar entrada, não paga juros e pode optar por pagar meia parcela até a contemplação. Acesse o nosso site e faça uma simulação para definir quanto você pode investir por mês.