Para tudo na vida é preciso ter atenção, e, quando se trata da compra de bens de valor mais elevado, o cuidado deve ser redobrado. Quando alguém decide comprar um imóvel, carro ou até fazer um investimento, muitas ofertas tentadoras podem surgir. Mas, como identificar se o consórcio é formal ou informal?
O consórcio informal é aquele que não possui autorização do Banco Central do Brasil (BCB). Geralmente é ofertado por alguém que reúne um grupo de pessoas para adquirir um bem, nos mesmos modelos do consórcio formal, porém sem autorização dos órgãos competentes e, portanto, sem nenhuma garantia para quem participa. Os consórcios informais ofertados por pessoas ou empresas que trabalham de forma ilegal, não possuem respaldo legal, e, por isso, o sonho pode se tornar um pesadelo. Por exemplo, se parte do grupo de pessoas que participa do consórcio informal deixa de pagar as prestações, os responsáveis não têm como garantir a compra do seu bem, já que a contemplação depende do valor pago por todo o grupo, e, portanto, é preciso ter regras claras e controle rígido da administração financeira. Ao participar de um consórcio informal, os seus planos podem estar em risco.
Administrar um grupo de consórcios é uma grande responsabilidade. É preciso garantir o cumprimento das obrigações financeiras do grupo, administrando o dinheiro e interesses de pessoas que estão em busca do mesmo objetivo. Por isso, as regras do consórcio são rígidas e precisam ser seguidas a risca.
Como ter certeza que a administradora do consórcio é formal?
O primeiro passo é verificar no site do BCB aqui, se a empresa está autorizada a administrar um consórcio. Se a empresa estiver registrada no BCB, basta escolher a administradora com os planos e benefícios que melhor encaixam com o seu perfil.
Confira os mitos e as verdades sobre o consórcio aqui e tire suas dúvidas.
Faça uma simulação no site https://hsconsorcios.com.br/simulador e descubra como investir nos seus objetivos de forma segura e sem pagar juros.